Gamificação: Conceito, vantagens e aplicação em contextos educacionais e corporativos.

Por 15 de março de 2017
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Durante muitos anos, assim que surgiram, os jogos revolucionaram a vida das pessoas. Adultos, crianças e adolescentes em frente a uma TV ligada a um console que reproduzia jogos dos mais variados temas e os entretinham por horas e horas.

Capaz de melhorar o aprendizado e a atenção, os jogos ultrapassaram sua utilidade para somente divertir e entraram no mundo corporativo como uma técnica para difundir conteúdos com mais eficácia.

Neste artigo, você vai ler sobre:

  • Porque a técnica de Gamificação foi introduzida em processos de aprendizagem;
  • Quais as vantagens para adotar a técnica de Gamificação em seus treinamentos;
  • Dicas sobre desenvolver um treinamento utilizando a técnica da Gamificação.

Gamificação no processo de aprendizagem

O mercado de games é promissor e vem conquistando cada vez mais adeptos no mundo inteiro e deixou de ser somente uma diversão para crianças e adolescentes. Este mercado agora também atinge adultos e se desdobrou em dois segmentos: entretenimento e aprendizagem.

O que é?

Gamificação ou em inglês Gamification (como preferir), é uma técnica de aprendizagem que traz a lógica e mecanismos dos jogos. Você pode utilizar esta técnica tanto para instruir colaboradores quanto para atrair e reter clientes, mas neste artigo, iremos priorizar sua utilidade para treinamentos e desenvolvimento de funcionários.

Engajar pessoas é preciso!

Uma das maiores dificuldades atuais é reter a atenção de uma pessoa durante muito tempo já que existem várias “alavancas” para dispersá-la.

Outro ponto importante: temos comprovadamente uma limitação de atenção de 8 segundos (este tempo vem caindo devido à quantidade de informações que chegam a nós a todo o momento).

Pois bem, como resolver estes dois problemas iniciais de uma só vez?

Resposta: GAMIFICAÇÂOConquistar, evoluir e ainda ser gratificado por suas conquistas.

Três situações muito instigantes para qualquer ser humano e tudo isto são mecanismos básicos já utilizados em jogos que, adaptados de forma correta e coerente com a cultura organizacional, certamente conquistará alunos em seu treinamento e ainda farão com que seu conteúdo seja retido mais facilmente.

Podemos dizer que a retenção de conteúdo é uma das principais vantagens em adotar a Gamificação como estrutura base de um treinamento, além de muitas outras.

Vantagens da Gamificação em Treinamentos Corporativos

Podemos dizer que o investimento em Gamificação é benéfico para a aprendizagem pois aumenta a motivação dos alunos e consequentemente com o empenho fazendo com que resultados positivos sejam alcançados.

Abaixo, listaremos as principais vantagens:

  • Clareza nos objetivos – facilmente, o aluno terá ciência do que deverá ser feito, ou seja, qual ação deverá tomar para atingir seu principal objetivo dentro do game proposto, elaborado de acordo com o teor do curso exigido ;
  • Desenvolvimento da lógica de pensamento – o colaborador deverá praticar o raciocínio lógico para cumprir as etapas que verão pela frente;
  • Motivação – O colaborador sente-se mais motivado a sempre aumentar seu rendimento, cuja gratificação se dá pela mudança de fases. Proporciona maior motivação em dar continuidade ao treinamento;
  • Incentiva relacionamento entre equipes – de forma sadia, cria uma competição entre equipes, elevando o nível de conhecimento do colaborador;
  • Errar é permitido – o colaborador poderá “vivenciar” através de games situações criadas qua sugestionam o dia a dia, onde poderão optar o caminho a seguir para resoluções dos problemas sem medo de cometer erros. É um modo de aprendizado, pois é errando que se aprende!

Como desenvolver um treinamento utilizando a técnica da Gamificação

Para obter resultados positivos em seu treinamento através da Gamificação, você deverá ter claramente seus objetivos definidos.

O que você deseja alcançar como meta de treinamento de seus funcionários?

Este passo é inicial e muito importante, pois através dele será traçado todo o planejamento de conteúdo apresentado ao aluno.

Após definir os objetivos do treinamento, quais serão a temática e as regras do jogo?

Este segundo passo também servirá como demonstração de organização do curso. Regras bem definidas demonstram segurança ao aluno. O que poderá ser feito, o que não poderá ser feito, como fazer.

Após definir objetivos e regras, será interessante que você estruture seu treinamento por gamificação utilizando algumas regras que listaremos a seguir:

  • Dê importância à narrativa e design: Cenário criativo e com um enredo envolvente são essenciais para garantir um engajamento inicial do colaborador.
  • Permita o controle do colaborador: Deixar que o colaborador escolha a própria identidade no jogo também proporciona maior envolvimento pessoal com o jogo;
  • Instigue a curiosidade: Encorajar a exploração de etapas a cumprir, descobertas a fazer para alcanças novas fases no jogo;
  • Estimule a interatividade: Escolha por novos caminhos, tomada de decisões, proporcionar mais ação aos jogos;
  • Facilidade de acesso: Permitir acesso por desktops, tablets, smartphones , trás maior efetividade ao treinamento;
  • Premiar conquistas: Cada progresso deverá ser premiado através de imagens indicativas desta evolução. Sejam através de estrelas, barras de progressos, troféus. Motiva mais o participante a sempre buscar pela evolução.

Estas foram algumas técnicas que você poderá utilizar para criar e obter resultados positivos em seus treinamentos.

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