Universidade Corporativa: Como impulsionar o envolvimento de sua equipe

Por 20 de janeiro de 2017
universidade_corporativa

Manter uma equipe engajada, com baixo turnover e ainda alinhada com sua estratégia de negócios.

Para isto, crie uma Universidade Corporativa!

Esta é uma grande ferramenta que pode ser utilizada tanto para reforçar os valores de sua empresa, como também para treinar sua equipe, aumentando assim a eficácia da formação de seus colaboradores.

Neste Blog, mostraremos suas vantagens e a importância de se adotar uma plataforma direcionada aos seus negócios.

Por que adotar uma Universidade Corporativa?

Projetadas de maneira responsiva, que permitem acessibilidade não só em desktops e laptops, como também em tablets e smartphones, as Universidades Corporativas são implementadas através de plataformas EAD com vários recursos de aprendizagem que vão desde cursos on-line, recursos para suporte de desempenho e outros auxiliares de aprendizagem de apoio, materiais de consulta.

O que podem oferecer

Cursos e materiais elaborados com formatos que incentivam a aprendizagem, utilizando recursos de vídeos, com abordagens gamificadas e com design atrativo são capazes de estenderem a atenção e diminuir a distração obtendo grande assimilação do aluno.

Em contraste com o modo tradicional, estas plataformas educacionais corporativas oferecem caminhos de treinamentos pragmáticos, personalizados, incentivam a aprendizagem contínua, além de fomentar o aprendizado colaborativo através de fóruns de discussão, o que é muito enriquecedor e motivador para o desenvolvimento humano.

Vantagem Competitiva

Outro ponto importante: vantagem competitiva sobre as demais organizações, pois alinham o desenvolvimento de pessoas e talentos humanos às estratégias de negócios da empresa obtendo um engajamento de todos focando em resultados e melhorias contínuas para a empresa.

Universidades Corporativas alcançam isso e muito mais!

A capacidade de determinar quais aprendizados são necessários, alinhados aos objetivos estratégicos do negócio, são um forte aliado.

Um investimento que vale a pena

Dentre inúmeras vantagens, podemos listar como principais ganhos em criar uma

Universidade Corporativa:

1.Maior grau de envolvimento dos funcionários

Através de um treinamento específico, o colaborador sente-se mais valorizado e, consequentemente mais motivado a desempenhar seu papel dentro da organização, aumentando seu empenho devido ao grau de importância percebido e diminuindo também a taxa de turnover, rotatividade de funcionários.

2.Maior absorção de informações

Desenvolver um treinamento adaptado à realidade instrucional de seus colaboradores permitirá que o engajamento despendido em prol do conhecimento seja maior, possibilitando um rendimento maior em absorção de informações, utilizando técnicas de aprendizado adaptativo.

3.Aumento da aplicação dos conhecimentos adquiridos

Um funcionário bem treinado possibilita condições de avaliar os processos e criticá-los, gerando melhores práticas de desempenho e inovação

4. Reforçam os valores da empresa

A elaboração de um treinamento específico de acordo com a própria identidade corporativa, também reforça a cultura organizacional e os valores da organização.

5. Aumento a produtividade

Ao receber o treinamento adequado, o funcionário estará mais qualificado a desempenhar seu trabalho, aumentando a produtividade e diminuindo retrabalhos devido às instruções obtidas, além de ter a possibilidade de desenvolver-se mais através de complementos de treinamentos disponibilizados através de uma biblioteca virtual que poderá ser disponibilizada para posteriores consultas.

6. Maior economia em custos

Por possibilitar um maior número de funcionários treinados, a Universidade Corporativa, por ser desenvolvida em uma plataforma EAD, proporciona melhor custo / benefício quando compara-se ao treinamento elaborado de forma presencial, além da possibilidade de deter a propriedade intelectual disponibilizada a todo o tempo através da biblioteca virtual que poderá ser acessada de acordo com a necessidade do colaborador para tirar dúvidas ou até mesmo revisar o treinamento.

7. Melhor adaptada à disponibilidade do aluno.

Como é elaborada e disponibilizada de forma on-line, o aprendizado poderá ser realizado com flexibilidade de tempo, de acordo com a disponibilidade do funcionário para sua realização.

Como implementar uma Universidade Corporativa eficaz

Abaixo, listamos os três primeiros passos que são imprescindíveis para uma boa estruturação inicial de uma Universidade Corporativa bem sucedida.

1º Passo: Levantamento de informações

Levantar as necessidades para elaborações de conteúdos que tenham congruência com o planejamento estratégico da empresa é o ponto de partida para planejar uma plataforma educacional corporativa eficaz e que gerará resultados positivos em sua implantação.

É importante salientar que o conteúdo disponibilizado deverá ser também de acordo com as necessidades de aprendizado do colaborador, através do método de aprendizado adaptativo, com aprendizagem adequada à necessidade específica do aluno.

Caso não haja esta correlação, a possibilidade de evasão tornará algo real e fugirá assim do objetivo da plataforma.

Um material com riqueza em conteúdo faz com que o interesse em buscar conhecimentos seja maior.

2º Passo: Escolha de uma Plataforma LMS

Após o levantamento inicial a respeito do que será abordado, quais cursos, materiais disponibilizados, será necessária uma avaliação a respeito da plataforma educacional a ser utilizada.

Existem alguns sistemas disponíveis no mercado que atuam como ambientes virtuais de aprendizagem(AVA), ou LMS – Learning Management System, mas o mais utilizado atualmente Brasil e no mundo, é a plataforma MOODLE (Modular Object Oriented Distance Learning), por ser gratuita a sua utilização. Porém, ao decidir por utilizá-la, será importante a customização do sistema de aprendizagem personalizando sua interface de acordo com o ambiente on-line de aprendizagem e elementos gráficos utilizados pela empresa.

Para isto, será necessário contatar uma empresa de consultoria especializada com profissionais especializados nas áreas de design e programação.

3º Passo: Design

Importar-se com o visual dos treinamentos que serão disponibilizados na plataforma de Universidade Corporativa.

Cuidados com as cores utilizadas e elementos visuais adequados para que não seja cansativo visualmente para o aluno, boa navegabilidade, são alguns dos elementos importantes para maior engajamento do aluno.

4º Passo: Estruturação do conteúdo

Assim como um visual agradável, para maior aproveitamento, é importante que o conteúdo seja demonstrado de acordo com técnicas precisas de boa estruturação.

Um bom seqüenciamento de idéias possibilita maior rendimento, facilitando a aprendizagem.

5º Passo: Implantação e Acompanhamento

Ao implantar, será importante fazer o uso de ferramentas de endomarketing para que os colaboradores sintam-se motivados a utilizar e disporem desta ferramenta de atuação estratégica tão importante para a empresa quanto para o próprio colaborador, pois significa que a empresa importa-se sim com o desenvolvimento de seus funcionários e assim será imprescindível a percepção deles quanto a isto.

6º Passo: Acompanhamento

Após a implantação, através de relatórios disponibilizados pela plataforma educacional adotada, é possível identificar o grau de comprometimento da equipe, sua participação, bem como obter informações individualizadas.

Uma Universidade Corporativa deve ser planejada estrategicamente pela empresa com a efetiva participação da área de Recursos Humanos e é um investimento com resultados positivos quando estruturado de maneira correta e bem alinhada com os objetivos da organização, mas além de tudo, com uma base de sustentação solidificada em uma única e imprescindível ação: a COLABORAÇÃO.

DEIXE UM COMENTÁRIO