Educação Corporativa

Educação Corporativa: Um guia completo para entender e implantar.

By 9 de fevereiro de 2017No Comments
Educação Corporativa

Com o cenário político-econômico dinâmico e instável que estamos vivenciando, a educação corporativa é o grande diferencial para o sucesso de grandes e pequenas empresas.

Um dos maiores desafios enfrentados por diversas empresas é manter seus colaboradores engajados e motivados com o trabalho e com os objetivos organizacionais, fazendo com que eles rendam mais e tragam mais rentabilidade e produtividade. E é aí que entra a educação corporativa.

Oferecer apenas bons salários e cargos de destaque aos colaboradores não basta. Ações motivacionais, programas de treinamento e desenvolvimento, transparência com os funcionários,  além de uma comunicação objetiva e direta passaram a ser prioridade dentro das empresas e são diferenciais para aquelas que querem manter seus talentos, desenvolver novas competências em suas equipes e construir líderes.

Colaboradores bem treinados trazem eficiência, inovação para a empresa, além de ganho de produtividade. Por outro lado,  eles se sentem valorizados pelo reconhecimento e o investimento da empresa no seu desenvolvimento.

As corporações estão acordando para uma nova realidade na qual aprender a gerenciar o conhecimento está se tornando uma atividade vital para o sucesso.

Este artigo apresenta um novo modelo de educação orientado a resultados e ao mercado no século XXI.

Neste artigo você vai conhecer:

Educacao Corporativa

O que é Educação Corporativa?

Segundo Jeanne Meister (referência em educação corporativa), a educação corporativa é um “guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias da organização”.

A educação corporativa consiste em um projeto de formação desenvolvido pelas empresas, que tem como objetivo “institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua, proporcionando a aquisição de novas competências vinculadas às estratégias empresariais” (Quartiero & Cerny).

A missão da educação corporativa é formar e desenvolver talentos humanos na Gestão dos Negócios, por meio da aprendizagem e gestão do conhecimento organizacional, com foco na competitividade. A aprendizagem pode ser tanto específica quanto organizacional, mas sempre funcional e continuada.

Podemos dizer que a educação corporativa é muito mais que um simples treinamento empresarial oferecido por uma empresa aos seus funcionários. A educação corporativa está totalmente relacionada ao processo de inovação nas empresas e ao aumento da competitividade de seus produtos ou serviços. Quando bem implantada também traz eficiência nas tomadas de decisão, maior rapidez na resolução de tarefas no dia a dia e melhoria na comunicação interna.

Cada vez mais se torna imprescindível a necessidade de treinamento no meio empresarial com foco real em resultados. Líderes e colaboradores precisam reciclar seus conhecimentos e desenvolver novas habilidades e competências passando assim por um processo de aprendizado contínuo.

Parte do processo de educação corporativa está em entender que a empresa não é a única detentora do conhecimento. A troca de conhecimento e experiências entre os colaboradores é fundamental. Para isso, uma plataforma de EAD ou E-learning corporativo é um diferencial estratégico importante na identificação e potencialização de talentos para a disseminação desse conhecimento.

Educação corporativa nas empresas:

  1. Objetivo: Desenvolver habilidades e competências;
  2. Foco: Necessidades individuais e estratégia de negócios;
  3. Resultado: Aumento de habilidades e competitividade.

Características da Educação Corporativa

Cada vez mais as empresas estão investindo em educação corporativa, seja através de salas e outros espaços físicos para treinamentos presenciais, ou através de plataformas de EAD / E-learning.

A modalidade à distância vem se tornando cada vez mais uma tendência na educação corporativa onde o aprendizado e os treinamentos se dão através de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) ou LMS (Learning Management System) . Há organizações que atuam apenas em ambientes virtuais, propiciando ao colaborador maior flexibilidade de treinamento, uma vez que o mesmo tem mais liberdade para escolher o local e a hora para aprender. Não existe mais a necessidade do colaborador se ausentar para realizar a capacitação, uma vez que o conhecimento vai até ele: está disponível 24h, 7 dias na semana.

As novas tecnologias educacionais tornaram-se um ganho para a infra-estrutura educacional viabilizada pelas empresas. Através da Educação a Distância a qualificação dos funcionários é realizada em um tempo menor e com custos reduzidos, salientando que a economia de tempo pode chegar a 50%, e de custo a 60%, em relação aos cursos presenciais.

Público-Alvo

A educação corporativa pode ser destinada a diversos públicos:

  • colaboradores (independente do cargo e da experiência profissional);
  • parceiros;
  • fornecedores;
  • clientes;
  • comunidade (através de programas de responsabilidade social e ambiental).

Quem são os responsáveis pelos treinamentos e capacitações?

Tanto no presencial, quanto na modalidade à distância, cerca de 70% dos responsáveis por dar ou construir os treinamentos e capacitações são os próprios gestores de equipe e executivos das organizações.

A utilização dos gestores traz um duplo benefício ao conhecimento organizacional:

  • Transmitem seus conhecimentos e suas experiências profissionais (além de se aproximarem ainda mais de suas equipes);
  • Diminuem os gastos com a contratação de instrutores e consultores externos valorizando seus próprios profissionais.

Educacao Corporativa

Objetivos da educação corporativa

A educação corporativa nas empresas pode ser trabalhada de acordo com diversas finalidades funcionais e/ou organizacionais:

  • Introduzir e disseminar a cultura e valores da empresa;
  • Desenvolver atitudes e comportamentos a serem seguidos;
  • Desenvolver habilidades e competências direcionadas ao negócio;
  • Melhorar a produtividade;
  • Desenvolver competências de gestão e liderança;
  • Capacitar colaboradores na operação de equipamentos e softwares;
  • Ensinar colaboradores a realizarem procedimentos de maneira correta e efetiva;
  • Apresentar sistemas e procedimentos de Segurança no Trabalho;
  • Qualificar colaboradores de forma contínua a partir de mudanças do mercado;
  • Diminuir a taxa de turnover (retenção);
  • Demonstrar a totalidade da cadeia de negócios da empresa.

Quais os benefícios de investir em educação corporativa

O capital humano é o ativo mais valioso de uma empresa.

Investir em educação corporativa no treinamento e desenvolvimento de funcionários é mais do que um modo de trazer benefícios para sua organização, é aumentar a motivação, o engajamento e diminuir as taxas de turnover.

Aumento de Produtividade

Um colaborador que passa por um processo de treinamento e desenvolvimento contínuo dentro de um programa de educação corporativa está muito mais apto a realizar suas tarefas com maior rapidez e conhecimento. Suas tomadas de decisão são mais rápidas e eficientes, erra menos, além de trazer menos riscos e prejuízos para o negócio.

Um funcionário bem preparado na sua função, que conhece a cultura e sua empresa, é capaz de trazer inovação e garantir mais qualidade e eficiência em cada processo.

Estímulo à Inovação

Um colaborador desmotivado, que não se sente reconhecido e valorizado pela organização, dificilmente vai colaborar em um momento de crise, ou irá contribuir apontando falhas ou sugerindo soluções para determinados problemas.

Com programas de treinamento oferecidos através da educação corporativa, o funcionário terá mais referências e conhecimento, além de estar mais confiante no momento de sugerir soluções e também trazendo inovação para a empresa.

Melhora o Clima Organizacional

Um colaborador que passa por um treinamento corporativo acaba se sentindo cada vez mais valorizado. Desta forma, ele se sente cada vez mais motivado com o seu trabalho e com sua empresa, impactando de forma direta e positiva na melhora do clima organizacional.

Diminuição do Turnover

A educação corporativa também pode colaborar na redução da taxa de rotatividade de colaboradores, também conhecida como turnover. Ao passar por um processo de treinamento, o colaborador fica mais motivado, se sente parte fundamental para a empresa, diminuindo assim as chances de buscar novos desafios.

Identificação e Desenvolvimento de Líderes

Um líder em uma empresa é a figura mais importante da sua equipe. Identificar e desenvolver novos líderes é fundamental para a operação de uma empresa. Investir em educação corporativa e manter seus líderes bem capacitados, com conteúdos pertinentes a sua área de atuação, vai fazer com que sua empresa ganhe muito em motivação, união e produtividade. Além disso, através de relatórios e ferramentas que monitoram o desempenho dos colaboradores nos treinamentos dentro de uma plataforma de EAD, é possível identificar novos talentos e capacitá-los para se tornarem novos líderes.

Vantagem Competitiva

O maior benefício da educação corporativa é a vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Como já mencionamos, empresas com funcionários bem capacitados são mais motivados, engajados e comprometidos com o negócio, são mais aptos a apresentar melhorias e trazer inovações para suas empresas fazendo com que estas aumentem seus resultados, ganhem destaque e relevância frente aos outros negócios.

Educacao Corporativa

Como implementar a Educação Corporativa

Para colocar em prática a Educação Corporativa é necessário que a organização defina a estratégia de desenvolvimento dos seus colaboradores, buscando as melhores tecnologias e metodologias que vão lhe trazer os melhores resultados.

Muitas empresas tem optado pela modalidade de educação a distância por conta de vantagens como: incentivo a disciplina pessoal, flexibilidade de horários, autonomia do colaborador, melhor custo/benefício, etc.

Definindo Objetivos Estratégicos

Na hora de definir um planejamento para a educação corporativa, é imprescindível realizar um diagnóstico e análise dos desafios e objetivos organizacionais. Para isso é preciso responder a algumas perguntas:

  • O que se pretende com a educação corporativa na empresa?
  • Quem são os alunos e quais suas principais características?
  • Qual é o comportamento que a empresa deseja que os colaboradores tenham?
  • Que tipos de dificuldades de aprendizado existem (infraestrutura, formação básica, etc.)?
  • Quais são as opções de materiais e mídias de formação?
  • Quais os canais serão usados para educação corporativa?

Com estes pontos bem definidos, é hora de definir os objetivos do projeto de educação corporativa da empresa.

Os responsáveis pela área de treinamento e desenvolvimento / gestão de pessoas devem ser os responsáveis pela gestão da educação corporativa dentro da empresa, identificando esses objetivos e mostrando as mudanças de comportamento, habilidades e competências que se espera atingir dentro de cada área/equipe e os indicadores que possam servir como base para avaliar se os objetivos foram atingidos ao final dos treinamentos.

Tecnologias e Modelos Educacionais: Vantagens da Educação Corporativa na modalidade EAD

Para muitas empresas, investir em educação corporativa ainda é sinônimo de altos custos, desafios como limitações físicas e geográficas e a preocupação com a queda de produtividade já que existe uma interrupção na jornada de trabalho dos colaboradores para a realização dos treinamentos presenciais.

Com o avanço da tecnologia e o acesso à Internet através de diversos dispositivos, é possível implantar um programa de educação corporativa através do modelo de E-Learning corporativo e uma plataforma de EAD, trazendo como vantagens a redução de custos, maior flexibilidade, velocidade de implantação e uma maior assertividade nos treinamentos.

Dentre as diversas vantagens da educação corporativa na modalidade EAD, podemos citar:

Personalização

Além da personalização da plataforma alinhada com a identidade visual da empresa (logo, cores, etc), é possível também personalizar a estrutura dos treinamentos e seus principais recursos educacionais e atividades. E isso pode variar de treinamento para treinamento de acordo com os objetivos inerentes a cada um.

Diversos Recursos Educacionais e Atividades

Através de uma plataforma de EAD é possível oferecer atividades e diversos recursos educacionais como vídeoconferências, recursos multimídia, interatividade, vídeos, fóruns de discussão, construção de conteúdos de forma colaborativa, avaliações, downloads de materiais complementares ao treinamento como apostilas, planilhas, além de emitir certificações automaticamente quando um colaborador completa um determinado treinamento ou uma trilha de aprendizagem (conjunto de cursos / treinamentos que fazem parte da formação do colaborador para a função que exerce dentro da empresa).

Monitoramento e Relatórios de Desempenho

Uma plataforma de EAD oferece diversos recursos de monitoramento e relatórios de desempenho dos colaboradores dentro dos treinamentos. Através de relatórios específicos é possível identificar a taxa de adesão, os colaboradores que já finalizaram um treinamento, em que parte do treinamento eles estão e quais os assuntos com mais dificuldade e que precisam ser abordados de forma mais objetiva pela equipe responsável pelo T&D da empresa.

Agilidade

Uma das grandes vantagens do E-Learning / EAD corporativo é a simplicidade, facilidade, a agilidade na disseminação e atualização dos conteúdos e estrutura dos treinamentos.

Custo-Benefício

Outra grande vantagens da educação corporativa nas empresas que atuam com a modalidade de EAD diz respeito ao baixo custo.  A eliminação dos custos de suporte, manutenção de salas de aulas físicas e aluguel de espaços externos encarecem e muito o processo de educação corporativa.

Deste modo, a educação corporativa quando trabalhada em ambiente virtual reduz custos e se mostra com um excelente custo x benefício para empresas, visto que o retorno sobre o investimento se dá cada vez maior.

Treinamentos com Conteúdos Ricos e Personalizados

Através de uma plataforma de EAD, é possível oferecer cursos e treinamentos altamente interativos e personalizados que enriquecem a experiência da aprendizagem online fazendo com que, na maioria dos casos, o aproveitamento e a retenção do conhecimento seja ainda maior que na modalidade presencial.

Esses treinamentos e cursos customizados podem conter desde simples textos e imagens, games e jogos corporativos, até simulação de softwares, equipamentos e situações vividas pelo colaborador no seu dia-a-dia, fazendo com que a aprendizagem se dê num processo de imersão, de forma divertida e interativa.

 

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