Implantar EAD significa desenvolver seus colaboradores com qualidade e com um custo adequado ao orçamento de sua empresa.
Implantar EAD significa dar mobilidade aos seus funcionários para fazerem seus treinamentos em horários mais adequados em função às suas tarefas do dia a dia.
Implantar EAD significa uma gestão com foco em pessoas e habilitá-los para novas oportunidades.
Enfim, poderia aqui listar inúmeros pontos positivos para implantar EAD em sua empresa, porém neste artigo, iremos nos concentrar em te dizer como implantar EAD em sua empresa.
Aqui te daremos passos importantes para que você não deixe de seguir e conseguir ter sucesso na implantação do ensino a distância em sua organização.
Primeiros passos
Para desenvolver um projeto de ead para educação corporativa, um dos primeiros passos é implantar uma plataforma LMS (Learning Management System).
Isto porque será por meio de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que seus conteúdos serão estruturados para oferecer aos seus alunos na modalidade online.
Porém para utilizar uma plataforma LMS, após a escolha mais adequada ao seu treinamento ou curso online, será necessária a sua implantação.
O que fazer para implantar uma Plataforma LMS?
Para isso, é fundamental seguir alguns passos importantes para que você tenha sucesso na implantação de sua plataforma LMS.
Antes de mais nada, você deve planejar muito bem e escolher as funcionalidades que melhor te atenderão de acordo com o conteúdo que deseja estruturar.
A escolha das funcionalidades está atrelada à plataforma EAD escolhida, pois ela deverá disponibilizar os recursos necessários aos seus treinamentos ou cursos online.
Bom, escolhida a plataforma LMS, vamos seguir para os importantes passos.
1 Quais são seus objetivos?
Definir seus objetivos significa fazer um levantamento sobre qual o ponto principal você deseja atingir com a aplicação do treinamento corporativo ou curso online.
No caso para treinamentos corporativos, fazer um levantamento das áreas com maiores necessidades de desenvolvimento ou até mesmo elaborar treinamentos com base nos objetivos estratégicos da empresa.
Para isso, identificar metas é imprescindível para o sucesso de sua educação a distância.
Quer ver alguns exemplos em que o curso a distância pode ser realizado no âmbito corporativo:
- aplicar treinamentos visando o aumento da produtividade de seus colaboradores;
- realizar treinamentos de integração, onde se dissemina a cultura da empresa aos novos colaboradores;
- incentivar trabalho em equipe;
- informar colaboradores sobre novos procedimentos da empresa;
Perceba que os exemplos acima correspondem a treinamentos cíclicos, ou seja, tratam-se de processos contínuos.
Assim, implantar EAD numa organização corresponde também a uma diminuição de custos, pois os conteúdos poderão ser reutilizados a todo momento e de qualquer lugar independente de espaço físico.
2. Qual o seu público alvo?
Ao elaborar um projeto de educação a distância, você deverá ter uma definição muito clara a respeito de seu público alvo.
Isto se vede ao todo o desenvolvimento de seu conteúdo que deverá ser adequado ao perfil que seu treinamento atingirá.
Para que haja engajamento e maior motivação com relação ao conteúdo é necessário mapear até mesmo o perfil comportamental do público alvo.
Sem uma boa definição, a adesão ao treinamento poderá ser baixa o que irá comprometer suas metas de desenvolvimento.
3. Qual formato de curso será implantado?
Definido o público alvo, o próximo passo é definir como seu curso será estruturado.
Existem alguns modos de apresentação dos conteúdos muito utilizados e que servem também para tornar seus treinamentos mais dinâmicos e, com isso, garantir maior motivação e engajamento de seus alunos.
Poderão ser videoaulas, transmissões ao vivo por meio de Webinars, microlerning, gamificação e os tradicionais como pdf e slides.
Para isso, como disse acima, você deverá avaliar primeiro se a plataforma EAD escolhida suporte a estes formatos.
4. Como será o portal de seu curso ou treinamento online?
O portal de seu treinamento ou curso online é o primeiro contato que o aluno terá com seu curso.Por isso, estruturar um ambiente que seja visualmente agradável, é um dos principais atrativos para que os alunos queiram participar de seu treinamento ou curso online.Em muitas plataformas EAD, você tem condições plenas para customizá-la.
No Moodle, por exemplo, há a possibilidade de desenvolver um portal totalmente personalizado com a identidade visual de sua empresa.
5. Qual a sua equipe de apoio?
Identificar e definir a equipe que te ajudará a implementar seu treinamento ou curso online.Em uma plataforma LMS, isto significa que você incluirá as pessoas que darão suporte adequado ao seu projeto EAD com funções determinadas.
Sendo elas administrativas ou tutores, você designará as permissões de acesso para cada perfil. Desta forma, cada um visualizará as telas adequadas às suas funções determinadas.
6 Faça uma avaliação
Antes de iniciar e oferecer seus treinamentos ou cursos online, avalie!
Avaliar te dará subsídios para ajustar o que poderá ser modificado ou qua não estiver de acordo com o conteúdo proposto.
Uma imagem mal utilizada, questões mal elaboradas ou com erros, navegabilidade do curso, são alguns pontos que você deverá atentar para avaliar e, se for preciso, ajustar.
Este é o momento!
Desta forma, sua equipe também estará totalmente alinhada com seu treinamento ou curso online.
Outra forma de avaliar é abrir seu conteúdo para poucos alunos avaliarem e, assim, você poderá ter feedbacks mais assertivos.
Em síntese, os pontos acima descritos, correspondem a alguns passos que você deverá ter como primordiais para implantar a educação a distância em seu negócio.
Porém, ensinar a distância permite que seus funcionários estejam sempre em crescimento profissional e, como consequencia disso, aumenta a produtividade, cria uma equipe mais engajada, participativa e alinhada com os objetivos estratégicos da organização.
Para desenvolver um projeto EAD, entre em contato com a Pixia e conheça nossas áreas de atuação.